Qual tipo de pele pode realizar a esfoliação?
A renovação celular, promovida pela esfoliação, é adequada e necessária para todos os tipos de pele. Desde a rotina de cuidados com a pele oleosa, que se beneficia de sua ação de controle de oleosidade, até a pele seca, que garante mais viço e luminosidade após a esfoliação.
Ao longo dos anos, a pele sofre com a redução da renovação celular natural do organismo, o que reflete em uma aparência menos saudável e equilibrada . Por isso, a esfoliação, seja química ou física, é indicada para todos os tipos de pele.
Esfoliação química ou física: qual a diferença?
Se você pesquisou sobre como esfoliar a pele, provavelmente encontrou informações sobre produtos que promovem a esfoliação química e outros que oferecem esfoliação física. Mas qual é a grande diferença entre esses dois métodos que promovem a renovação celular da pele? Na realidade, essa diferença é bem simples de ser compreendida:
Esfoliação física
A esfoliação física é garantida de forma mecânica por meio de produtos com grânulos, capazes de remover as células mortas mais superficiais da pele. Indica-se que esse tipo de esfoliação seja feita semanalmente, ou com a periodicidade indicada pelo seu dermatologista, após a limpeza e com a pele molhada, aplicando o produto sobre a pele e massageando em movimentos suaves e circulares.
Se você deseja aderir a esse tipo de tratamento, o esfoliante Compose Gommage pode ser o seu aliado. Com grânulos suaves, promove a renovação celular enquanto ajuda no clareamento de manchas, hidratação e controle da oleosidade. Além disso, possui ação antioxidante, combatendo os radicais livres.
Esfoliação química
Já a esfoliação química é feita através de produtos formulados com ácidos capazes de promover a renovação celular. Produtos com ativos como o ácido glicólico, por exemplo, contribuem para um efeito peeling, desobstruindo poros, auxiliando na uniformização da tonalidade e melhora da textura da pele, o que resulta em mais luminosidade e viço.
Para esse tipo de esfoliação, o Glycolique Daily Peel é o produto ideal. Nosso tônico facial de ácido glicólico concentrado a 7% tem ação de peeling diário, promove a esfoliação química e a renovação celular, além de potencializar o tratamento clareador de manchas. Por ter Aloe Vera, ativo calmante e cicatrizante, em sua fórmula, é indicado para todos os tipos de pele, até mesmo a pele sensível.
Quais os ativos para uma esfoliação química eficaz?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), os ácidos são ótimos aliados para renovar a pele e potencializar a rotina de cuidados, especialmente em estações mais amenas como o outono e o inverno, quando a exposição solar é reduzida. Confira os melhores ativos para garantir uma renovação celular através da esfoliação química:
Ácido glicólico
O ácido glicólico é da família dos alfa-hidroxiácidos, que também são conhecidos como AHA, e pode ser encontrado na cana de açúcar e outros tipos de insumos vegetais. O ativo é responsável por promover luminosidade e uniformização cutânea, sendo um aliado ideal no tratamento de manchas e oleosidade, uma vez que reduz os poros.
Por não ser fotossensível, pode ser utilizado tanto à noite quanto pela manhã, sempre associado ao uso do protetor solar.
Ácido salicílico
O ácido salicílico tem propriedades antimicrobianas, ação esfoliante e capacidade anti-inflamatória. Possui poder de penetração nos poros sem causar irritação na pele e também pode ser usado como regularizador da oleosidade.
Quando esfoliar a pele?
A periodicidade da esfoliação pode variar de acordo com a sua pele e as necessidades que ela apresenta. Por isso, é recomendado que consulte seu dermatologista de confiança para entender de que forma essa prática se encaixa em sua rotina de cuidados com a pele.
Ainda assim, de maneira geral, a esfoliação física é indicada uma vez por semana!