A caspa é um problema que acomete homens e mulheres, podendo aparecer tanto em adultos quanto em crianças. Caracterizada pela descamação do couro cabeludo, presença de resíduos brancos, vermelhidão e coceira. A dermatite seborreica, condição que engloba a caspa, não é contagiosa, não é causada por falta de higiene e tampouco é perigosa para a saúde. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), caspas podem ser encontradas também nas pálpebras, orelhas, ao redor do nariz e na virilha, podendo ser controlada com um tratamento anticaspa. .
O QUE CAUSA CASPA?
A caspa não possui uma causa totalmente reconhecida, sua origem pode ser genética ou causada por alguns agentes externos, tais como:
•alergias
•efeito colateral de medicamentos
•excesso de oleosidade na área afetada
•estresse e ansiedade
•baixa temperatura
•consumo excessivo de álcool
•presença do fungo Pityrosporum ovale
COMO EVITAR A CASPA?
Não é possível impedir o desenvolvimento ou reaparecimento da caspa totalmente, devido sua causa não ser definida. No entanto, alguns cuidados ajudam no tratamento anticaspa e na prevenção. Evitar hábitos desencadeadores do problema, como consumo excessivo de álcool, o tabagismo e uma má alimentação. Além disso, é recomendado evitar banhos muito quentes, roupas que dificultam a transpiração e objetos que abafam o couro cabeludo. Retirar todos os resíduos de shampoos e condicionadores dos fios também é um passo extremamente importante do tratamento anticaspa.
COMO ACABAR COM A CASPA?
O tratamento anticaspa é eficaz e apresenta melhoras significativas na qualidade de vida de quem sofre com este problema. Além de utilizar um bom shampoo anticaspa, hábitos que ajudam a eliminar as descamações e cascas brancas podem ser: lavagens mais frequentes, interrupção do uso de produtos leave in para os cabelos e o não uso de chapéus ou bonés. O tratamento anticaspa deve ser recomendado e acompanhado por um dermatologista, pois somente o especialista poderá definir a melhor forma de como acabar com a caspa.