Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), cerca de 100 a 200 fios de cabelo podem cair por dia, variando de pessoa para pessoa. Quando os números ultrapassam essa estimativa, considera-se uma queda além do normal, que deve ser analisada e tratada. Neste tratamento, uma das recomendações é o uso do shampoo antiqueda, formulado para fortalecer os fios, diminuir a oleosidade e, assim, controlar a queda dos fios.
Dar atenção ao tratamento antiqueda é importante, pois, além da função estética, os fios ajudam na proteção do couro cabeludo contra a radiação solar e, assim, cumprem um papel na saúde da pele também.
QUAIS SÃO AS CAUSAS DA QUEDA DE CABELO?
A queda de cabelo pode ocorrer por diversos motivos, que podem estar ligados aos cuidados com os fios ou decorrentes de questões hormonais, genéticas e etárias. O uso excessivo de ferramentas de calor, como secador e chapinha, ou a realização de procedimentos químicos, como alisamentos e descoloração, são pontos que aumentam potencialmente a queda dos fios.
Alguns outros fatores também são responsáveis pela queda de cabelo, são eles:
- anemia;
- cirurgias em que haja grande estresse metabólico;
- período pós-parto;
- dietas restritivas, pobres em vitaminas;
- alterações hormonais;
- excesso no consumo de álcool e tabaco;
- problemas emocionais, como estresse;
- doenças no couro cabeludo, como alopecia feminina e dermatite seborreica;
- efeitos colaterais de medicamentos.
É importante ressaltar que a queda de cabelo não ocorre imediatamente após as ocasiões relatadas acima, podendo levar até 3 meses para o cabelo começar a cair. A quantidade de fios que cairão depende de fatores genéticos, hormonais e etários.
Procure sempre um médico dermatologista que possa lhe ajudar toda vez que sentir mudanças no seu padrão de queda ou diminuição na quantidade de cabelo.
COMO EVITAR A QUEDA DE CABELO?
Alguns cuidados básicos que ajudam a evitar a queda de cabelo são: manter os fios sempre limpos e utilizar produtos adequados ao seu tipo de cabelo. Para evitar caspa e dermatite seborreica, que podem acarretar a queda de cabelo, é indicado utilizar um shampoo anticaspa.
A oleosidade excessiva nos fios também pode ser um fator potencializador para a queda de cabelo. Nestes casos, shampoos para cabelos oleosos também podem ser uma recomendação.
Além disso, é importante controlar o excesso de agressões externas aos cabelos e manter uma rotina de cuidados frequente. Ter bons hábitos alimentares, ingerindo a quantidade necessária de vitaminas e evitando bebidas alcoólicas também colabora para ter cabelos fortes e sem queda.
ENTENDA O TRATAMENTO PARA QUEDA DE CABELO
A queda de cabelo precisa ser investigada e acompanhada por um médico especializado, pois seu tratamento depende da causa do problema. O shampoo antiqueda é eficaz no tratamento, porém, deve ser sempre associado ao tratamento mais indicado pelo dermatologista, que poderá avaliar a necessidade de outro medicamento complementar.
Alinhando medicamentos, nos casos em que são necessários, com o tratamento por shampoos e outros cosméticos, é possível manter um tratamento antiqueda de cabelo que atue nas diferentes necessidades: diminuição da queda, fortalecimento dos fios, controle da oleosidade, prevenção do ressecamento e regulação do sebo no couro cabeludo.
Uma das soluções Dermage é o Shampoo Antiqueda Revitrat, formulado com ativos como a Vitamina B6, Extrato de Jaborandi e Procianidinas de Uva e Maçã. Indicado para homens e mulheres, o shampoo antiqueda é ideal para controlar a oleosidade sem causar ressecamento intenso aos fios.
Procure um dermatologista, conte com orientação profissional e veja como as soluções Dermage podem te auxiliar nos tratamentos dos fios.