Antioxidantes são ativos que atuam combatendo os radicais livres, moléculas que aceleram o envelhecimento precoce e o surgimento dos sinais, como rugas, linhas de expressão e flacidez.
ENTENDENDO OS RADICAIS LIVRES
Moléculas instáveis, os radicais livres são resultado de reações químicas do organismo e atuam causando danos no funcionamento das células. Na pele, são responsáveis pelo envelhecimento cutâneo precoce e aparecimento de rugas, linhas finas e flacidez.
Apesar de ser natural, a produção de radicais livres pode ser acelerada por agentes externos, como: estresse, poluição, radiação solar, consumo de álcool e tabaco em excesso, entrando em desequilíbrio.
COMO ATUA O ANTIOXIDANTE?
O próprio organismo produz substâncias antioxidantes capazes de reduzir a ação dos radicais livres. No entanto, para neutralizar o excesso de moléculas nocivas produzidas pelos agentes externos, é necessário repor antioxidantes através de alimentos e uso tópico.
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS ATIVOS ANTIOXIDANTES?
As principais fontes de antioxidantes que podem ser adquiridas através da alimentação, suplementação e produtos dermatológicos, são:
Vitamina C: potente antioxidante, combate a multiplicação dos radicais livres e protege a pele dos seus efeitos nocivos. Estimula a síntese de colágeno e elastina, reduzindo os sinais do envelhecimento.
Vitamina E: ação hidratante, com propriedades emolientes e ação antioxidante.
Resveratrol: também conhecido como a molécula da longevidade, aumenta a defesas das células contra as agressões externas e retarda o processo de envelhecimento.
Chá verde: possui propriedades antioxidantes, adstringentes, estimulantes, tônicas e vasodilatadoras.
Ácido Ferúlico: potente antioxidante, ajuda a estabilizar a vitamina C. Conta com ação protetora, combatendo o fotoenvelhecimento. Em conjunto com a vitamina C, potencializa sua ação.
ANTIOXIDANTES E OS CUIDADOS COM A PELE
Os radicais livres produzidos em excesso são uma das principais causas do envelhecimento precoce da pele e do aparecimento antecipado de rugas, linhas de expressão e flacidez. Por isso, o uso tópico de antioxidantes através de dermocosméticos é essencial para prevenir os danos à pele.
VITAMINA C: ANTIOXIDANTE DE SUCESSO
Com potente ação antioxidante, a Vitamina C é amplamente recomendada por dermatologistas para a prevenção dos sinais do envelhecimento. Além de proteger contra a ação dos radicais livres, promove a luminosidade da pele e potencializa a fotoproteção do filtro solar, sendo ideal para a rotina de cuidados diurna.
COMO INCLUIR NA ROTINA
Assim como a limpeza e a hidratação, o antioxidante é um passo básico da rotina de cuidados e é adequado para todos os tipos de pele. A ordem de aplicação dos produtos será definida de acordo com a sua consistência: primeiro os mais fluidos, como séruns e depois os mais consistentes, como cremes.
COMO ESCOLHER O ANTIOXIDANTE IDEAL
Para eleger o antioxidante adequado para a sua pele é necessário avaliar a textura do dermocosmético.
O antioxidante para a pele oleosa deve contar com textura sérum, que possui rápida absorção e toque seco.
A pele madura, que apresenta sinais de ressecamento, é beneficiada por texturas mais consistentes, como a emulgel.